Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Livro "Tempo como Vértice de Apenamento: uma visão dromológica da pena" recém lançado

Publicado por Daniel Correa Lovatto
há 4 anos

Prezados colegas e amigos,

É com muita gratidão e entusiasmo que informo que o meu livro "Tempo como Vértice de Apenamento: uma visão dromológica da pena", pela Editora Lumen Juris, foi recém lançado (agosto de 2020) e já está disponível na livraria virtual da Editora.

Lamentavelmente, em face da Pandemia do COVID-19, o lançamento físico foi adiado, ainda sem data para acontecer, mas espero em breve poder pessoalmente conversar sobre a obra com todos.

Trata-se de obra elaborada a partir da dissertação de mestrado em Criminologia, com prefácio do prof. Dr. Melillo Dinis do Nascimento, a qual apresento - de forma resumida - com as seguintes palavras:

"O Livro é resultado da união de dois temas correlatos e atuais. Primeiro, o tempo, representando e representado nas mudanças sociais, infiltrado em quase todas as intercomunicações e inter-relações, com inúmeras visões e observações, objeto de um campo infinito de estudo. Depois, a pena, ícone do sistema punitivo, com semelhantes visões e observações, mas que no campo dogmático parece estar estagnada no século XX.
Assim, propõe-se a explorar o tempo como vértice de apenamento em uma visão que aproxima a criminologia, com seu olhar investigador, da dromologia, com seus estudos sobre a velocidade social, significativamente acelerada no século XXI.
Dividida inicialmente a pesquisa nos dois eixos tempo e pena , procura investigá-los, inclusive, dissociados da visão colonialista, com a busca de referenciais próprios dos locais investigados. A partir das conceituações temporais e penais, analisa-se a realidade punitiva hodierna, suas teorias criminológicas, o descompasso visualizado entre o tempo e a pena, o tempo individual como objeto de pena e a busca da redução da ruptura espacial-temporal causada pelas penas privativas de liberdade, analisando, por esse olhar, a defasagem do atual sistema punitivo.
Nesse contexto, o leitor é convidado a refletir sobre o sistema punitivo e os processos de aceleração, avanços tecnológicos, inovações e transformações sociais do século XXI."

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações245
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livro-tempo-como-vertice-de-apenamento-uma-visao-dromologica-da-pena-recem-lancado/895555263

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)